quarta-feira, 23 de maio de 2012


Semana do aniversário de Aracaju

   Nos dias 13,14,15 e 16 de março de 2012 ocorreu na biblioteca Epifanio Dórea a semana do aniversário de Aracaju. O evento teve a presença dos professores Antônio Lindvaldo, Maria Roseneide, Janaina Cardoso, Maria Socorro e Fernando Soutelo, eles de algum modo contou a história de Aracaju e o cotidiano dos aracajuanos. 

    No dia 13 de março o professor Antônio Lindvaldo contou a história do Seu Francisco que escreveu para dizer que não se tornou vagabundo, mesmo com a vida difícil e pobre que levou,ele se superou. E também contou a história de Dona Antônia que queria esquecer o seu passado pobre e sua labuta na fábrica de tecidos. Nesse mesmo dia, a professora Maria Roseneide conta de forma literária um pouco da história da cidade, também recita poemas de alguns autores locais.  

    No dia 14 de março a professora Janaína Cardoso faz um apanhado geral sobre Memória e Patrimônio. Ela cita a seguinte frase: As memórias são maleáveis, e é necessário compreender como são concretizadas, e por quem, assim como os limites dessa maleabilidade. (BURKE, 2000, p. 73).  No mesmo dia, a professora Maria Socorro trás o seguinte tema: a cidade é uma materialidade criada pelo homem. Sendo assim, ela conta um pouco sobre a fundação da cidade de Aracaju.

   No dia 15 de março o professor Fernando Soutelo trás como tema de sua apresentação: Aracaju, um olhar sobre a cidade. Ele mostra por fotos e explicações as transformações  de Aracaju do ano de 1855 aos dias atuais.  

   E para finalizar o evento no dia 16 de março, visitamos a exposição do artista Bené Santana no museu do Homem Sergipano que fica no centro da cidade de Aracaju.

Esse evento muito me acrescentou como pessoa e acima de tudo por ser aracajuana. Aprender a valorizar a história local é o mesmo que valorizar minha própria identidade.

  (foto retirada do blog guia de sergipe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário